Conferência I


Ângela Balça, CIEP-Universidade de Évora; Paulo Costa, CIEP-Universidade de Évora; Maria da Natividade Pires, ESE Castelo Branco; António Pais, ESE Castelo Branco, Sou professor e leio? Contributos para a caracterização de uma relação difícil



Resumo

A observação diária das dificuldades na leitura e na escrita dos nossos alunos do ensino superior bem como das suas práticas de leitura, levou-nos a colocar a hipótese de que, provavelmente, estamos ainda perante “leitores em construção”. Esta situação pode revelar-se preocupante se pensarmos nos alunos da Licenciatura em Educação Básica, futuros educadores de infância e professores de 1º. Ciclo do ensino básico e portanto futuros mediadores de leitura e formadores de novas gerações de leitores.
O estudo que agora apresentamos foi realizado com os alunos do 1º. e 2º. anos, da Licenciatura em Educação Básica da Universidade de Évora e da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. O presente estudo assentou na construção e aplicação de um questionário, através do qual procurámos obter alguns dados relativos às práticas de leitura dos estudantes do ensino superior e suas possíveis implicações quer no seu desempenho académico quer no seu futuro profissional.

Palavras-chave: Leitura; Hábitos de Leitura; Ensino Superior; Alunos; Professores


Dados Curriculares

Ângela Balça - Doutorada em Ciências da Educação, pela Universidade de Évora.
Professora Auxiliar no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora; Coordenadora em Portugal da Rede Internacional -  Red de Universidades Lectoras. Endereço electrónico: apb@uevora.pt

Paulo Costa - Doutorado em Ciências da Educação, pela Universidade de Évora.
Professor Auxiliar no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, onde desempenha o cargo de Adjunto do Director do mesmo Departamento; Coordenador em Évora da Rede Internacional -  Red de Universidades Lectoras. Endereço electrónico: plc@uevora.pt

Maria da Natividade Pires - Doutorada em Literatura Portuguesa, pela Universidade de Coimbra. Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação de Castelo Branco.
Coordenador em Castelo Branco da Rede Internacional -  Red de Universidades Lectoras. Endereço electrónico: natividadepires@ipcb.pt

António Pais – Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação. Professor requisitado da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Endereço electrónico: antoniopais@ipcb.pt